Na primeira estória, com 4 episódios de aproximadamente 24 minutos cada, o Doutor retorna à Idade da Pedra, e ajuda uma tribo de homens primitivos a descobrir o fogo. Mas foi após a transmissão da segunda estória que o seriado alcançou grande sucesso, onde foram apresentados os maiores inimigos do Doutor, os Daleks. Criou-se uma febre Dalek na Inglaterra, tinha até fantasias de Dalek e picolés. Nos primeiros 3 anos, eles apareceriam em nada menos que 4 estórias: Os Daleks (7 episódios), A Invasão Dalek da Terra (6 episódios), A Perseguição (6 episódios), e O Plano Mestre dos Daleks (com 12 episódios).
Na estreia do seriado, o Doutor era um personagem velhinho, de cabelos brancos, impaciente, desconfiado e mau humorado, interpretado por William Hartnell. Depois de 3 anos de gravações intensas, e com a saúde debilitada, tomou-se a decisão de substituí-lo por outro ator, mas incorporando essa troca ao personagem: antes de morrer, o Doutor renovaria seu corpo passaria a ter outra aparência e personalidade, num processo que passou a ser conhecido depois como “regeneração”. O segundo Doutor, interpretado por Patrick Troughton era um espécie de “vagabundo espacial”, e era mais cômico, meio que inspirado no Chaplin. Ele ficou no papel por mais 3 anos.
Na última estória do segundo Doutor, o desafio enfrentado seria tão grande que ele precisaria pedir ajuda ao povo dele, até então desconhecido para nós: os Senhores do Tempo. No final da estória ele é recapturado pelos Senhores do Tempo, por conta de sua interferência nos assuntos de outros planetas e povos, é exilado na Terra na década de 70, junto com a TARDIS (desativada como parte da sentença). Antes do seu exílio, porém, teria a aparência alterada forçosamente.
No primeiro episódio da sétima temporada, o Doutor passaria a ser interpretado pelo ator Jon Pertwee, virando uma espécie de agente secreto, a serviço a UNIT – Força Tarefa de Inteligência das Nações Unidas (United Nations Intelligence Taskforce). Esse Doutor gostava de veículos futurístas e de perigo constante. Por conta de alguns “serviços sujos” executados para os Senhores do Tempo, conseguiu fazer com que ativassem a TARDIS, e a partir da nona temporada passou a viajar novamente pelo tempo e espaço. O terceiro Doutor durou 5 temporadas, até ter que se regenerar novamente depois de absorver radiação em excesso no planeta das aranhas gigantes.
Entra em cena o impaciente e excentrico quarto Doutor, interpretado por Tom Baker. Este seria o Doutor que mais permaneceu no papel… foram 7 anos à frente do programa…